Projetos Hidroambientais do Comitê do Rio São Francisco são lançados em municípios da Bahia

projeto hidroambiental em Cocos - BA
24/09/2012 - 21:07

Projeto de Recuperação Hidroambiental na Sub-bacia do Rio Itaguari, município de Cocos – BA

  – No dia 18 de setembro de 2012, a comunidade de Cocos, na Bahia, localizada no Médio São Francisco, pôde conhecer as ações do projeto de recuperação hidroambiental na Sub-bacia do Rio Itaguari. O projeto foi definido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e contratado pela Agência Peixe Vivo com recursos da cobrança pelo uso da água. A empresa Localmaq, vencedora do edital 012/2012, apresentou as propostas de intervenção no local, como a adequação de estradas rurais para o escoamento das águas pluviais, a construção de barragens de contenção de sedimentos (barraginhas) e o terraceamento contra a erosão.

De acordo com o assessor técnico da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, a comunidade foi receptiva e demonstrou satisfação com as obras, para eles, inéditas no município. Thiago ressaltou que os trabalhos iniciais têm caráter preservacionista, visando proteger os cursos d’água e as principais nascentes. “A sociedade está sendo mobilizada, mas já demonstrou ser parceira do projeto para empreender ações maiores no futuro” – afirmou Campos. Ações de recuperação como o desassoreamento dos rios, a recomposição da mata ciliar e a extinção das voçorocas são os próximos passos para garantir e proteger os recursos naturais na região.

Município de Cocos

Cocos, inserido no bioma Cerrado, é tido como um dos municípios mais preservados da região, abrigando parte de uma grande área de preservação que é o Parque Nacional Grande Sertão Veredas (IBGE, 2010). A população do município é essencialmente rural e as atividades agrícolas e agropecuárias são responsáveis por sua economia. Entretanto, a região é um dos principais polos de produção de grãos do país e ainda encontra-se em expansão. O turismo pode ser considerado como a segunda atividade econômica do município, possuindo belas paisagens, com destaque para o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, além de opções de lazer como os rios Carinhanha e Formoso.

Projeto de Recuperação Hidroambiental na Sub-bacia do Rio Salitre, município de Morro do Chapéu – BA

No dia 20 de setembro foi a vez da comunidade de Morro do Chapéu conhecer o projeto de recuperação hidroambiental do Rio Salitre, ATO CONVOCATÓRIO 013/2012 . Reunidos no espaço Pirâmide do parque Morro do Chapéu, que abriga uma das nascentes do Salitre, técnicos da Localmaq e Agência Peixe Vivo apresentaram aos participantes, as obras que serão realizadas na Sub-bacia, como o controle dos processos de erosão, a proteção de cabeceira da nascente do Rio Salitre com a construção de cerca de arame farpado, adequação das estradas de terra na região com a construção de lombadas e bacias de contenção de águas pluviais e adequação das faixas de rolagem, diminuindo também o carreamento de sedimentos para os cursos de água.

O Engenheiro Ambiental da Localmaq, Rodrigo Dhryell, disse que “Morro do Chapéu acolheu de braços abertos o projeto de recuperação e a sociedade está motivada e se sentindo como parte das atividades”. Segundo ele, os moradores entenderam e quebraram um paradigma, pois a cobrança pela água tem retorno. Outro presente ao evento, o membro titular dos Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre e do Rio São Francisco, Luiz Dourado, afirmou que o diálogo construtivo e esclarecedor das empresas, mais a intervenção, a mobilização e educação ambiental que estão realizando, dá segurança para a concretização das obras.

Os moradores disseram que, no passado, o Rio Salitre concentrava mais água, mas hoje as nascentes estão muito degradadas, seja pelo pisoteamento do gado ou pelo corte de sua mata ciliar. O assessor técnico da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, disse que apesar das dificuldades técnicas há um apoio muito grande por parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre. “Vamos colher bons frutos. Quando a comunidade quer e dá o apoio tudo fica mais fácil” – acrescentou.

Rio Salitre

O Rio Salitre, localizado na região semiárida, é um rio intermitente. Ou seja, hora tem água, hora está seco. Sua bacia hidrográfica, cujas primeiras nascentes encontram-se no município de Morro do Chapéu, faz parte da bacia hidrográfica do Rio São Francisco. Está situado no centro-norte do Estado da Bahia. Sua área está totalmente incluída no Polígono das Secas.

Confira mais fotos do evento no canal da Agência Peixe Vivo no PICASA.

Fonte: Assessoria de comunciação Agência Peixe Vivo