Demonstrações financeiras de 2023 são aprovadas pelo Conselho Fiscal da APV

20/03/2024 - 11:44

Na tarde da última segunda-feira (18) os membros do Conselho Fiscal da Agência Peixe Vivo (APV) se reuniram para a 8ª Reunião Extraordinária com objetivo de avaliar os relatórios demonstrativos elaborados pela Agência referente ao ano de 2023, incluindo as avaliações dos investimentos feitos por meio dos Contratos de Gestão dos Comitês das Bacias Hidrográficas do rio das Velhas e do rio Pará.


Mantendo a transparência e lisura dos processos, a Agência presta contas aos órgãos reguladores, cumprindo também com as orientações das auditorias. Na reunião, foram apresentados os resultados dos Contratos de Gestão firmados com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) relativos ao CBH das Velhas e CBH do Rio Pará, contendo receitas e investimentos realizados, além do Parecer Técnico elaborado por auditoria independente sobre a prestação de contas do exercício 2023.

Destacando o crescimento nos investimentos, resultado do aumento das obras contratadas com recursos oriundos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos, a Gerente de Administração da APV, Berenice Coutinho, reforçou o empenho da equipe que, pela experiência ao longo de 17 anos, já estabeleceu práticas de rotina, o que facilita a elaboração dos relatórios para prestação de contas. “Os relatórios são feitos em conformidade com as normas e já temos estabelecidas rotinas na prestação de contas com a adoção de boas práticas que facilitam os procedimentos adotados”, explicou.

Já o Gerente de Projetos, Thiago Campos, deu ênfase ao volume de investimentos do CBH do Rio Pará. “Há um crescimento no valor contratado que pode passar dos R$ 10 milhões, e isso se deve à aceleração dos investimentos e metas mais complexas”, destacou.



A Diretora Geral, Elba Alves, relembrou o status das prestações de contas dos anos de 2010 a 2012, que já foram aprovadas: “É importante frisar que a aprovação das contas angaria credibilidade à Agência que segue ano após ano cumprindo as metas dos Contratos de Gestão”, concluiu.

Após a apresentação sobre os negócios e as operações sociais do exercício de 2023 para os Contratos de Gestão, o presidente do Conselho, André Horta, abriu a votação do parecer técnico, aprovado por unanimidade pelos membros que, na ocasião, também destacaram a qualidade do trabalho da equipe da Agência Peixe Vivo. O conselheiro Tarcísio de Paula Cardoso parabenizou a equipe.“Faço um destaque sobre a qualidade do trabalho da equipe ao longo dos anos e pela clareza com que nos apresenta e explica os relatórios”.

Os demonstrativos já encontram-se publicados no site da APV e que podem ser publicamente acessados aqui!


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social