A visita da ANA representa um passo importante na busca contínua
por uma gestão mais transparente, responsável e eficiente dos recursos hídricos
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) desempenha um papel fundamental para o controle da gestão dos recursos hídricos no Brasil. Com esse propósito, nesta quinta e sexta-feira (02 e 03/05), a Agência Peixe Vivo (APV) recebeu os representantes da ANA para um bate-papo sobre integridade organizacional, governança e gestão por resultados.
A diretora-geral da Agência Peixe Vivo, Elba Alves, deu início ao encontro dando as boas-vindas aos participantes e enfatizando a importância do encontro. “Primeiramente, quero agradecer a presença dos representantes da ANA em nossa sede para tratar de assuntos tão importantes para o trabalho das entidades delegatárias. O fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos se constrói, sobretudo, em momentos como este, onde a troca de conhecimento se faz possível e traz benefícios diversos para a nossa atuação diária na gestão dos recursos hídricos”, afirmou Elba.
Em seguida, o auditor-chefe da ANA, Eliomar Rios, destacou que desde 2015 a discussão sobre gestão de risco e controles, de forma mais estruturada, tem sido aprofundada, dada a necessidade de padronização dos processos no âmbito dos órgãos de controle. “Nosso objetivo aqui é compartilhar casos práticos de planejamento e controle de gastos para fortalecer os mecanismos e a própria gestão das Agências de Bacia, ouvindo os colaboradores da Agência e esclarecendo eventuais dúvidas”. Na sequência, a corregedora-geral da ANA, Ivja Neves Rabelo Machado, a assessora especial de governança da ANA, Adriana Christina Pinto Rodrigues e a coordenadora de acompanhamento das entidades delegatárias, Grace Benfica Matos, também fizeram seus cumprimentos à equipe da APV e apresentaram suas expectativas para o encontro, dando início à discussão do tema.
No primeiro dia do encontro, os representantes assistiram uma apresentação sobre estrutura da Agência Peixe Vivo feita pela coordenadora jurídica e Gerente Interina de Gestão Estratégica, Taís Guimarães e, em seguida, todos acompanharam e participaram da apresentação sobre Integridade , conformidade e outros assuntos correlatos, realizada pela corregedora-geral da ANA, Ivja Neves Rabelo Machado.
Já no segundo dia do encontro, o foco do debate foi a Governança e Gestão de Resultados nas organizações, com a apresentação de conceitos básicos até a aplicação prática desses princípios realizada pela assessora especial de governança da ANA, Adriana Christina Pinto Rodrigues e pelo auditor-chefe, Eliomar Rios, foi explanado sobre as Práticas de Governança, Gestão e Controle. Na oportunidade, foram discutidas as melhores práticas de governança e gestão, destacando a importância da transparência, ética e responsabilidade nas ações das entidades delegatárias, atributos fundamentais para a execução de um trabalho de excelência na gestão dos recursos hídricos no âmbito da Agência Peixe Vivo.
A visita da ANA às entidades delegatárias representa um passo importante na busca contínua por uma gestão mais transparente, responsável e eficiente dos recursos hídricos. Ao promover o diálogo e compartilhar conhecimentos sobre integridade e governança, a ANA e as entidades delegatárias fortalecem os alicerces para um futuro mais sustentável e resiliente em relação aos recursos naturais, mas também aos procedimentos e processos diários fundamentais para o alcance dos objetivos e das metas pactuadas nos Contratos de Gestão celebrado entre as instituições.
Assessoria de Comunicação APV
Texto e fotos: Daniel Brito