
Nos dias 05 e 06 de novembro, a equipe da Agência Peixe Vivo (APV) teve um importante encontro com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), em Resende (RJ), para um intercâmbio de boas práticas voltadas à gestão de recursos hídricos.
Representando a APV, o encontro contou com a participação do gerente de gestão estratégica, André Horta, do coordenador administrativo, André Rodrigues, e do analista, Maurício Vitor Oliveira. O primeiro momento do encontro foi dedicado à apresentação das estruturas internas e dos principais projetos realizados pela AGEVAP e pela APV. O destaque da atividade foi a apresentação do sistema de gestão que a AGEVAP tem desenvolvido para atender aos Comitês de Bacia.
Para o gerente de gestão estratégica da APV, André Horta, a colaboração entre entidades delegatárias fortalece o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e contribui para o crescimento das Agências de Bacias Hidrográficas. “Essa aproximação é fundamental para o aprimoramento do planejamento estratégico da Agência Peixe Vivo e a melhoria contínua de nossos processos”, afirmou destacando, ainda, a possibilidade de que a Agência adote sistemas semelhantes no futuro.
A implementação de um novo sistema de gestão na APV traria benefícios significativos para diversos setores, especialmente para a Gerência de Administração e Finanças. De acordo com o Coordenador Administrativo da GEAF, André Rodrigues, a intenção é “aprimorar os conhecimentos adquiridos, melhorar os instrumentos, multiplicar a informação e aplicar esses conceitos à realidade estrutural da APV”.
Maurício Oliveira, analista da Gerência de Integração da Agência Peixe Vivo, destacou a importância da cooperação entre as Agências de Bacia, ressaltando que “quando uma entidade delegatária busca melhorar seus processos internos, quem sai ganhando são as bacias hidrográficas, com uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos e um impacto positivo na qualidade e quantidade das águas”, disse.
A Agência Peixe Vivo agradece a recepção calorosa da AGEVAP e a disponibilidade do diretor presidente da instituição, André Marques, e de Simone Domiciano, especialista da AGEVAP, para a visita técnica.
Assessoria de Comunicação da APV
Texto: Maurício Oliveira
Revisão: Daniel Brito
Foto: ASCOM AGEVAP