A parceria entre a ASMARE e as empresas de Belo Horizonte é um exemplo de como a colaboração pode gerar benefícios ambientais e socioeconômicos em nível local
A Agência Peixe Vivo (APV) deu um importante passo rumo à sustentabilidade ao implementar a coleta seletiva em sua sede, considerando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criado pelas Nações Unidas (ONU). Em parceria com a ASMARE (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis), a iniciativa visa não apenas a correta destinação dos resíduos sólidos, mas também valorizar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis.
A implementação da coleta seletiva na APV começou demonstrando resultados positivos. A APV adquiriu, além das lixeiras de coleta seletiva, uma picotadora de papéis e vem estudando formas de diminuir o uso desse material em seus processos (3R´s). Com a participação ativa de seus colaboradores e o suporte da ASMARE, a expectativa é que os materiais sejam mensalmente destinados para a reciclagem pelas mãos da catadora Ermiria Maria de Oliveira, indicada pela Associação para ser a coletora dos resíduos da Agência.
Uma pesquisa realizada com os colaboradores da Agência apontou que os principais resíduos sólidos gerados no dia a dia são: papel, orgânicos e plásticos. Reforçando a assertividade da pesquisa, nessa primeira entrega foram destinados 28 sacos com papel, sendo 18 deles, em papel picotado (100 litros cada saco) – reunidos ao longo de 4 meses de atividades; 7 sacos com materiais plásticos; além de latas de alumínio, papelão e isopor.
Segundo a coordenadora técnica da Agência Peixe Vivo, Priscila I. Ushimaru, idealizadora do Programa de Reciclagem na APV, “com esse passo, a Agência fortalece a conscientização como EcoCidadãos, em que cada colaborador poderá contribuir para o desenvolvimento sustentável, atuando no lema da APV: Cuidar das águas, cuidar do futuro, cuidar da vida. A responsabilidade é coletiva e os benefícios também”, destaca.
Já Maria das Graças Marçal, cofundadora e representante da ASMARE, comentou que ver empresas adotando a coleta seletiva e apoiando os catadores é gratificante. “Esperamos que essa iniciativa sirva de exemplo para outras organizações e que elas também se envolvam nesse movimento. Ao longo de tantos anos de trabalhos, conquistamos a estrutura necessária para fazer a triagem dos materiais coletados, bem como a prensagem e o preparo deles para envio às fabricas que dão continuidade no processo de reciclagem”.
Ermiria, catadora da ASMARE, também compartilhou sua perspectiva evidenciando a força das mulheres que trabalham na coleta: “Essa iniciativa não só facilita nosso trabalho, mas também valoriza nossa profissão. Com a Penelope Charmosa (nome que ela mesma deu ao carrinho rosa que usa para transporte dos materiais), é daqui que tiro o meu sustento e o dos meus filhos todos os dias. Além disso, hoje sei que, através do meu trabalho, cada material que coletamos e mandamos para a reciclagem é um passo a mais para termos uma cidade mais limpa e um meio ambiente mais saudável.”
A ASMARE
A ASMARE, instituição com sede em Belo Horizonte, é referência na conexão entre catadores de materiais e empresas. Fundada em 1º de maio de 1990, a associação conta atualmente com cerca de 130 catadores, responsáveis por destinar aproximadamente 250 toneladas de materiais para a reciclagem por mês. A colaboração com a Agência Peixe Vivo representa mais um avanço na missão de promover a reciclagem e a inclusão social dos catadores.
A parceria entre a ASMARE e as empresas de Belo Horizonte é um exemplo de como a colaboração pode gerar benefícios ambientais e socio-econômicos em nível local. Com o compromisso de ambas as partes, o futuro da reciclagem na cidade se mostra promissor, demonstrando que a união faz a força em prol de uma cidade cada dia melhor.
Assessoria de Comunicação APV
Texto e fotos: Daniel Brito