Na manhã da última terça-feira (29), o Conselho de Administração da Agência Peixe Vivo (APV) realizou a sua 48ª Reunião Ordinária com o objetivo de continuar as discussões sobre a inadimplência dos usuários de água nas bacias hidrográficas mineiras e contribuir com ações em conjunto com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).
O presidente interino do Conselho de Administração, Gustavo Henrique Costa Simões, esclareceu que a partir de agora outras reuniões devem acontecer regularmente com o IGAM na busca de viabilizar ações coordenadas para redução dos índices de inadimplência. “Este é o momento de buscar ainda mais a aproximação com o IGAM para que, juntos, possamos pensar em soluções e contribuir para a redução da inadimplência”, afirmou Gustavo.
Fazendo um panorama da situação nas bacias dos Rio Pará, Paraopeba e Rio das Velhas, o diretor-geral do IGAM, Marcelo da Fonseca, que participou da reunião como convidado, afirmou que o Instituto vem adotando medidas que visam à conscientização dos usuários sobre a importância do pagamento pelo uso dos recursos hídricos e a redução de inadimplentes. “É importante estarmos próximos, principalmente em temas mais complexos como a inadimplência, onde temos algumas dificuldades. A gente percebe que se trata de algo sistêmico tendo em vista que a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) também tem enfrentado os mesmos desafios. Atualmente, estamos trabalhando na conscientização, e no aprimoramento do banco de dados de usuários outorgados. Além de outras ações a serem debatidas com o Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais”.
De acordo com Marcelo, atualmente os maiores inadimplentes são usuários dos setores da indústria, mineração e saneamento. O montante acumulado nas três bacias hidrográficas dos rios Pará, Paraopeba e das Velhas ultrapassa o valor de R$ 39,9 milhões. Nesse sentido, os membros do Conselho de Administração aproveitaram para contribuir com sugestões que devem ser consideradas pelo IGAM.
Comitês mineiros afluentes do rio São Francisco
Após a oficialização da nova composição da diretoria da Agência, feita em 28 de outubro, a diretora-geral da APV, Rubia Mansur, informou sobre o andamento da assinatura do contrato de gestão com comitês afluentes de Minas Gerais. “Já tivemos diversas reuniões de alinhamento quanto a assinatura dos contratos de gestão com os comitês afluentes da bacia do rio São Francisco em Minas. Nossa ideia é trabalhar de forma harmoniosa e com segurança, nesse sentido precisamos amadurecer sobre possibilidades de melhoria do custeio”, finalizou.
Assessoria de Comunicação da APV
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Lucas Nishimoto