Situação dos trabalhos de reparação em reservatório no município de Piaçabuçu (AL)

12/04/2024 - 15:46

A Agência Peixe Vivo vem, juntamente com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), por meio desta nota, informar sobre o avanço dos trabalhos relacionados ao sinistro ocorrido em um dos reservatórios do Sistema de Abastecimento de Água de Piaçabuçu (AL).

No dia 24 de março, foi registrado o rompimento de uma peça de um dos reservatórios de água do sistema o que ocasionou vazamento do volume reservado com a interdição do reservatório. Durante este período não medimos esforços para, juntamente com a empresa contratada para materializar a obra, realizar o reparo do tanque e o reforço dos demais, mesmo que não danificados pelo incidente, a fim de restabelecer as condições de operação.

Informamos que no dia 10/04 os reparos foram concluídos e que os testes iniciais foram satisfatórios, tendo sido acompanhados de perto pelos operadores da CASAL. Em seguida deverão ser realizadas inspeções e perícias a fim de analisar detalhadamente a situação.

Um laudo técnico sobre as causas do incidente foi solicitado à Carbofibras, empresa fabricante dos reservatórios, e será compartilhado com a Defesa Civil do município, CASAL e a Prefeitura Municipal oportunamente.

É importante ressaltar que o abastecimento público do município não sofreu interrupções, tendo sido administrado exemplarmente pela CASAL apesar de todas as circunstâncias.

Estamos acompanhando o desenvolvimento das tratativas para que a reparação aos atingidos seja efetuada de maneira célere e assertiva. A Agência Peixe Vivo e o CBHSF continuarão diligentes na supervisão de todo o processo de reparação, indenização, proteção e mitigação de riscos, assegurando a transparência e o compromisso com a segurança hídrica e o bem-estar da população.