CBHSF entregará obras hidroambientais em Minas Gerais e na Bahia

17/11/2013 - 15:02

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF definiu as datas e os locais onde será realizada a solenidade oficial de entrega das obras de recuperação hidroambiental atualmente em fase final de execução nos municípios de Morada Nova de Minas, em Minas Gerais; Curaçá e São Desidério, ambos no estado da Bahia.

 

As intervenções ocorreram no entorno da represa de Três Marias (Morada Nova de Minas), no rio Mocambo (Curaçá) e no rio das Fêmeas (São Desiderio), importantes cursos d’água do rio São Francisco.

 

Datas e Locais

No dia 8 de novembro (sexta-feira), a cerimônia será realizada, às 17 horas, na Escola Dom Luíz Orione, na Fazenda Campo Alegre, em Morada Nova de Minas. Em Curaçá, a entrega será dia 9 (sábado), às 9 horas, na Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na comunidade Mocambo. Por fim, no dia 13 de novembro (quarta-feira), também às 9 horas, será a vez de São Desidério, onde o ato ocorrerá no Centro Cultural Celso Barbosa.

Serviços realizados

Com recursos da cobrança pelo uso da água, aproximadamente 2,4 milhões foram investidos pelo CBHSF na melhoria da qualidade e quantidade das águas desses mananciais. Terraceamento de áreas degradadas, no intuito de reduzir o assoreamento dos cursos d’água; cercamento de margens e nascentes; além da construção de lombadas para adequação das estradas rurais e de barraginhas para captação de água da chuva foram as principais obras realizadas pelo Comitê do São Francisco.