Agência Peixe Vivo apresenta artigo sobre metodologia participativa para recuperação de nascentes em Simpósio

16/11/2016 - 15:32

O assessor técnico da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, apresentou durante o XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, realizado entre os dias 8 e 11 de novembro, em Aracajú (SE), uma proposta de metodologia participativa para recuperação de nascentes realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio SãoFrancisco (CBHSF). O trabalho teve como objetivo cadastrar nascentes e propor metodologias e práticas de recuperação ou proteção das mesmas a partir da participação popular e foi elaborado por Alberto Simon, Célia Fróes e Thiago Campos, funcionários da Agência Peixe Vivo.

Para isso, foi proposta uma metodologia para a revitalização ambiental de nascentes a partir do uso de técnicas de diagnóstico ambiental participativo na Bacia Hidrográfica do Rio Piauí, afluente do São Francisco em Alagoas. O diagnóstico foi realizado por meio da medição de vazão em nascentes, cadastrando e realizando o georreferenciamento de 355 nascentes.

“O diagnóstico possibilitou o envolvimento de prefeituras municipais, lideranças comunitárias e proprietários de terras para acompanhar o processo de identificação das nascentes prioritárias até a elaboração de planos de ação específicos para a adequação ambiental das nascentes. E o resultado mostrou que a maior parte das nascentes diagnosticadas (cerca de 70%) possui conceito de qualidade ambiental ruim ou péssimo e nenhuma teve conceito ótimo de qualidade ambiental”, explica Thiago Campos.

Thiago Campos mostrou durante o Simpósio que o investimento em planos de ação futuros é justificável, já que há um elevado número de nascentes utilizadas pelos moradores que possuem conceito ruim ou péssimo. Além disso, a participação social e de representantes das prefeituras foi intensa e primordial para o sucesso do diagnóstico.

Confira o artigo

Proposta de Metodologia Participativa para Recuperação de Nascentes: A Experiência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco