58ª Reunião Ordinária do CBH Rio das Velhas: debates, propostas e deliberações.

votação 58 reuniao cbh velhas
01/04/2011 - 18:53

A 58ª Reunião Ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas aconteceu no dia 30 de março de 2011, em Belo Horizonte. A reunião foi conduzida pela diretoria do Comitê, com as presenças de Rogério Sepúlveda (Presidente / Proj. manuelzão), Ronald de Carvalho Guerra (Vice-presidente / Pref. Municipal de Ouro Preto) e Valter Vilela (Secretário / Copasa). Além disso, também estiveram presentes os conselheiros de todos os segmentos, além da equipe da Agência Peixe Vivo e outros convidados.

Dentre as deliberações aprovadas na reunião, destaca-se a criação da Câmara Técnica de Educação, Comunicação e Mobilização Social – CTECOM, que inicia suas atividades em reunião no próximo dia 7 de abril, já com grande expectativa por parte dos membros do comitê. Além disso, houve a aprovação da criação de mais dois subcomitês para compor a gestão descentralizada para a Bacia do Rio das Velhas: o Subcomitê do Rio Bicudo e Subcomitê dos Córregos Bebedouro e Jaque. Os representantes dos dois novos subcomitês marcaram presença na reunião.

Depois disso, houve a apresentação e discussão do processo e da metodologia para a elaboração dos projetos realizados, juntamente com os  Subcomitês, para as bacias dos Ribeirões Arrudas, Onça, da Mata, Jequitibá e Rio Taquaraçu. Os projetos foram analisados pela Câmara Técnica do Comitê e pela APV Peixe Vivo e poderão ser financiados com recursos da Cobrança pelo uso dos Recursos Hídricos. Para saber mais informações sobre os projetos e seu processo de elaboração, acesse a página do site do CBH VELHAS.

Na sequência, a Agência Peixe Vivo apresentou seus informes e esclareceu dúvidas de alguns conselheiros em relação à utilização dos recursos da cobrança pelo uso da água, projetos demandados e seu papel como Secretaria Executiva do Comitê.

panorama reuniao comite rio das velhas

Representantes do Projeto Manuelzão, Governo de Minas e Copasa apresentaram as propostas e projetos que cada entidade irá desenvolver visando as determinações da Meta 2014 e tendo como objetivo a consolidação dos resultados da Meta 2010. Confira os arquivos com as apresentações utilizadas na reunião pelas três entidades: COPASAPROJETO MANUELZÃOGOVERNO DE MINAS.

Como último item da pauta, um representante do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, apresentou estudos para a proposta de criação do Parque Nacional da Serra da Gandarela. Confira a apresentação.

A 58ª Reunião do Comitê do Rio das Velhas foi bastante interativa e dinâmica com os debates e discussões que se desenrolaram no plenário. Desta vez, em caráter de teste, contou ainda com o recurso da comunicação digital, sendo transmitida ao vivo pela internet como uma proposta de ampliação da visibilidade para os trabalhos do comitê.

ACESSE A PAUTA E OS DOCUMENTOS RELATIVOS À REUNIÃO: CLIQUE AQUI.

CONFIRA MAIS FOTOS DA REUNIÃO: