Agência Peixe Vivo apresenta fluxo para a contratação de projetos na CTPC do CBH Rio das Velhas

28/09/2012 - 2:35

No dia 24 de setembro foi realizada a reunião da CTPC – Câmara Técnica de Planejamento, Projetos e Controle do CBH Rio das Velhas, com a participação da equipe técnica Agência Peixe Vivo. O encontro aconteceu na sede do Comitê em Belo Horizonte. A equipe técnica da Agência Peixe Vivo, composta pelo seu diretor Alberto Simon, e dois Assessores Técnicos, a bióloga Patrícia Coelho e o engenheiro Daniel Carmo, apresentaram com detalhes o fluxo com os  procedimentos necessários para a contratação de projetos pela agência. Eles expuseram também o cronograma dos projetos hidroambientais e ações voltadas para os planos de saneamento municipais atualmente em andamento ou em contratação pela Agência Peixe Vivo na bacia do Rio das Velhas.

Segundo Daniel Carmo, da Agência Peixe Vivo, a reunião com a CTPC foi importante pois os membros da Câmara Técnica puderam entender melhor sobre as etapas do processo, os ritos legais, as demandas até a contratação, e o porque disso tudo levar tanto tempo. “Esperamos que a reunião tenha contribuído para esclarecer e diminuir a ansiedade dos membros do Comitê”, acrescentou.

Segundo Patrícia Coelho, da Agência Peixe Vivo, o fluxo legal para contratação de um projeto varia de quatro a seis meses, desde o recebimento da demanda até a assinatura do contrato. Confira trecho da entrevista com Patrícia Sena, que apresenta mais detalhes sobre os procedimentos da APV (1’34”):

Ouça a entrevista com Hildelano Delanusse, Coordenador da CTPC – Câmara Técnica de Planejamento, Projetos e Controle do CBH Rio das Velhas, que também fala sobre a reunião com a Agência Peixe Vivo e dos processos burocráticos para a execução dos projetos do Comitê (2’06”):

Status dos projetos em andamento ou em contratação para a Bacia do Rio das Velhas

Patrícia Sena informou ainda que, além da atualização do plano diretor do CBH Velhas, o plano municipal de saneamento de Ouro Preto já foi contratado. Além disso, o plano municipal de saneamento de Itabirito está em processo de licitação e estão previstos editais para mais três planos municipais nos próximos três meses, para os municípios de Caeté, Nova União e Sabará.

Com relação aos projetos hidroambientais, três já estão em execução: o dos ribeirões Arrudas e Onça, do Ribeirão da Mata e do Rio Taquaraçu. O projeto do Ribeirão Itabirito já está em processo de licitação. Há previsão ainda para a licitação dos projetos ambientais nos  ribeirões Jequitibá, Caeté-Sabará e a bacia do Rio Bicudo nos próximos meses.

Fonte: Assessoria de Comunicação Agência Peixe Vivo
Fotos: Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas