Agência Peixe Vivo realiza oficina para aprimoramento do Planejamento Estratégico Sistêmico

06/07/2018 - 14:04

Para o aprimoramento do Planejamento Estratégico Sistêmico da Agência Peixe Vivo, foi realizada, nos dias 03 e 04 de julho, no hotel Normandy, em Belo Horizonte, oficina com o auditor da Agência Nacional de Águas (ANA), Luiz Aires.

Ele destacou que o evento tem o objetivo de estimular o pensamento estratégico para a entidade. “O evento contou com a participação de diretores e equipe da Agência Peixe Vivo, e foi possível conversar sobre a visão, missão e principais objetivos da entidade. Também conversamos sobre a metodologia do balanço Scorecard e propusemos uma estrutura para esse balanço com uma visão holística e diferente para a Agência”.

Para o assessor técnico da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, a oficina é interessante para a gestão da entidade. “É uma oportunidade que a gente tem para oferecer serviços melhores para nossos principais interessados e demais entes que têm qualquer tipo de afinidade no campo da gestão dos recursos hídricos. Além disso, acredito que é importante para nós, enquanto equipe, podermos melhorar a nossa integração e relações internas para o aprimoramento dos nossos conhecimentos e nível de relações pessoais e profissionais, a fim de que possa reverter em melhorias para o trabalho da Agência Peixe Vivo”, ressaltou.

“A revisão do Planejamento Sistêmico é importante, pois estamos avançando muito. Essa proposta é diferente das anteriores e vem com uma visão mais de futuro. O que me chamou a atenção foi a determinação de um prazo. Isso é interessante, pois possibilita a revisão dos pós prazos e a ter novas perspectivas para a Agência Peixe Vivo e para os comitês envolvidos”, ressaltou o presidente do Conselho de Administração da entidade delegatária, Odorico Araújo.

Histórico

O Planejamento Estratégico Sistêmico da Agência Peixe Vivo foi elaborado no ano de 2011 e finalizado em 2012. Com o desenvolvimento e avanço das atividades foi atualizado em 2015.

Segundo a diretora geral da Agência Peixe Vivo, Célia Fróes, recentemente, a ANA, por meio de sua auditoria, adotou uma nova diretriz de trabalho, a qual entendeu que estava na hora da Agência Peixe Vivo fazer um aperfeiçoamento do Planejamento. “Atualmente, a auditoria da ANA quer trabalhar com a gestão de riscos, planejamento e auditoria preventiva. E, ao avaliarem o nosso planejamento, acharam necessário um aperfeiçoamento e adequação para essa nova linha de trabalho adotada pela ANA”.

Assim, Fróes ainda informou que a ANA fez a gentileza de ceder um profissional para a realização dessa oficina. “Para o atual aperfeiçoamento, focamos na participação da equipe da Agência com alguns profissionais que consideramos que poderiam contribuir e com a representatividade dos nossos Conselhos”.

A diretora geral também fez um balanço das atividades. “Nesses dois dias, o balanço foi muito positivo, pois descobrimos a importância de sermos mais concisos em nossos objetivos para alcançarmos os resultados. Assim, melhoramos a nossa missão, visão e vamos trabalhar o nosso mapa estratégico de uma forma mais objetiva, considerando a nossa maturidade, experiência e essa nova forma de trabalhar da ANA”, concluiu.

Acesse para mais fotos. 

*Texto: Ohana Padilha
*Fotos: Ohana Padilha e Agência Peixe Vivo