Barragem do Rio Jequitaí recebe propostas para licitação

17/12/2012 - 10:25

Mais um passo foi dado na terça-feira para o atendimento à histórica reivindicação da população do Norte de Minas: a implantação do Projeto Jequitaí, que viabilizará a incorporação de 35 mil hectares de lavouras irrigadas na região do semiárido mineiro, além de atividades de piscicultura, turismo e desenvolvimento regional.

Cinco empresas habilitadas apresentaram, em Brasília, suas propostas técnicas e financeiras para execução das obras da Barragem Jequitaí 1, conforme condições constantes do edital de concorrência 30/2012, sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A legislação prevê prazo de oito dias para recursos.

“Trata-se do primeiro barramento previsto no rio Jequitaí, que resultará em espelho d’água de aproximadamente 8 quilômetros quadrados. O resultado da licitação deverá sair ainda em dezembro. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas em 2013”, informa o secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira (Sedvan), que acompanhou a reunião na capital federal.

PROJETO – De acordo com o projeto, por meio da construção de duas barragens (caráter multiuso), o Vale do Jequitaí, numa região onde predomina a agricultura de sequeiro, entre a Serra do Espinhaço e a Serra do Onça, passará a acumular 800 milhões de metros cúbicos de água a ser utilizada para irrigação e várias outras atividades previstas.

O Projeto Jequitaí é considerado fundamental para alavancar a economia da região, que mostra um dos menores níveis no Estado em termos do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os investimentos totais previstos podem chegar R$ 1,3 bilhão, a ser aplicado num prazo de 12 anos.

Sua influência (direta e indireta) incidirá em área que abrange 12 municípios, com população total de 587 mil habitantes: Jequitaí, Engenheiro Navarro, Claro dos Poções, Francisco Dumont, Lagoa dos Patos, Várzea da Palma, Pirapora, Buritizeiro, Coração de Jesus, Joaquim Felício, Bocaiúva e Montes Claros.

POSTOS DE TRABALHO – Potencial de geração de empregos diretos equivale a 35 mil postos, enquanto que os indiretos podem chegar a 70 mil empregos. Total de 105 mil empregos. A relação considerada é de um emprego direto por hectare e de dois indiretos.

O sistema de barragens também vai contribuir para a regularização da vazão do Rio Jequitaí e, por consequência, do Rio São Francisco e sua revitalização, potencializando o ecoturismo, recreação e lazer e piscicultura, dentre outros usos.

Fonte: Imprensa Oficial