Prestação de Contas é tema da 38º Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Agência Peixe Vivo

27/05/2022 - 9:55

Os membros do Conselho de Administração da Agência Peixe Vivo (APV) se reuniram, no dia 24 de maio, por videoconferência para tratar da prestação de contas para o IGAM – Instituto Mineiro de Gestão de Águas e da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.


O primeiro a ser apresentado foi a Prestação de Contas ao IGAM. Com a alteração da forma de contratação da APV para Contrato de Gestão, o IGAM tem mais autonomia para continuar as análises das prestações de contas caso mude a gestão do Estado, preocupação de alguns membros do Conselho.

A diretora-geral da APV, Célia Froes, ressaltou que a nova diretriz adotada pelo IGAM irá melhorar e dar continuidade às análises de prestação de contas. “O pedido de mudança na forma de contratação já vinha sendo solicitado há muito tempo, uma vez que as análises da prestação de contas eram feitas na modalidade Convênio, quando o que havia era um Contrato de Gestão. Essa modalidade tem outras normativas que alinham muito mais ao modelo de contratação da Agência”, disse.

O representante da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), Nelson Guimarães Cunha, sugeriu que a Agência e o Conselho façam uma reunião no início do segundo semestre para acompanhar a prestação de contas e a perspectiva de entrega até dezembro de 2022, conforme o prazo informado pelo IGAM.

A representante da Reis & Reis Auditores Associados, auditoria externa contratada pela Peixe Vivo para a prestação de contas de 2021 dos CBHs São Francisco (CBHSF) e Verde Grande (CBHVG), Luana Borges, apresentou o balanço patrimonial, demonstração de superávit/déficit do Exercício e a demonstração do fluxo de caixa. Segundo ela, o parecer, após análises realizadas, foi favorável, estando a prestação apta a ser apresentada para os órgãos competentes.


Prestação de contas foi o principal tema da reunião virtual


Na sequência, Berenice Coutinho, Gerente de Administração e Finanças da APV, apresentou o Relatório Anual de Contas que será enviado à ANA, conforme Resolução 15, de 11 de março de 2019. “O relatório, que acompanha a Prestação de Contas, é uma compilação de dados, e nós fizemos num formato bem amigável para enviar à contabilidade da ANA”, explicou.

A construção desse relatório teve a participação de todas as gerências. Célia Froes destacou que esse é o primeiro ano que a Agência prepara o relatório depois da normativa. As duas prestações de contas foram aprovadas pelo Conselho. Todos os documentos estão disponíveis no site da Agência.

Na ocasião também foi apresentado o novo Coordenador de Tecnologia da Informação (TI), Alisson Moreira, escolhido entre mais de 60 candidatos para integrar a equipe da Agência Peixe Vivo. Com mais de 17 anos de experiência na área de TI, Alisson trabalhou por dez anos no setor de energia e nos últimos três esteve no setor de cosméticos.


*Texto: Rannyer Emannuela Barboni