Regina Greco recebe Comenda Ambiental “Medalha das Águas”, pelo trabalho desenvolvido no Comitê do Rio Pará

Vladmir Azevedo e Regina Greco. Foto: Samuel do Vale
28/03/2012 - 13:04

“No dia 25 de março de 2012, Regina Greco, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará, recebeu a “Comenda Ambiental Estância Hidromineral”, conhecida como ‘Medalha das Águas’. A homenagem foi um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por Regina no Comitê. A cerimônia de entrega aconteceu na cidade de São Lourenço, no Sul de Minas, e fez parte das comemorações da Semana da Água. O evento foi presidido pelo governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, e contou com a presença de diversas autoridades, como Vladmir Azevedo, Prefeito de Divinópolis, uma das principais cidades da bacia do rio Pará.

Regina Greco aproveitou a ocasião para agradecer o reconhecimento do trabalho à frente da CBH Pará e destacar a parceria com o governo municipal . “Me sinto valorizada e feliz por esta homenagem. Começamos esse trabalho em 1985 e hoje tem essa projeção. O Vladimir foi o único prefeito que batalhou comigo para buscar o tratamento de esgoto para Divinópolis. No ano passado tivemos encontros com o governador. Hoje o Vladimir é meu convidado especial para a cerimônia em São Lourenço. Vejo que a recuperação das margens do Itapecerica vem contribuir muito para a bacia do Rio Pará”, explicou a engenheira.

O prefeito Vladimir Azevedo ressaltou que o objetivo é avançar na agenda ambiental de Divinópolis com o início da despoluição do Rio Itapecerica, o projeto de estruturação física com desassoreamentos e a recuperação de encostas. “O Comitê da Bacia do Rio Pará é um parceiro fundamental, e a conquista da Regina é uma conquista do comitê e da agenda ambientalista de Divinópolis”, disse.

Durante o evento Vladimir se encontrou com o governador e reafirmou o convite para a comemoração do centenário. “Divinópolis é uma das cidades mais progressistas de Minas Gerais, fiquei muito feliz em vir aqui e conversar com o prefeito Vladimir Azevedo que prestigiou esse grande evento”, falou o governador.

Anastasia também destacou a importância da preservação do meio ambiente para o futuro e para a melhoria constante da qualidade de vida em todo o Estado. “Este é um evento muito importante porque dá a oportunidade de promover e divulgar uma das grandes riquezas de Minas Gerais, que é a questão ambiental. Nós temos, no chamado ecoturismo, na qualidade das nossas águas, na hospitalidade em relação ao ambiente, um dos grandes trunfos de Minas Gerais e a instância hidromineral de São Lourenço tem o seu destaque”, afirmou Anastasia.

Cento e sessenta pessoas foram agraciadas com a comenda, entregue pelo governador Anastasia. “A nossa função estratégica é conservar e conservar crescendo. Agora em junho no Rio de Janeiro, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), nós teremos chefes de Estado do mundo inteiro, cientistas, profissionais de diversos países debatendo. E Minas Gerais estará presente mostrando que, como somos o Estado aonde brota o maior número de fontes de água para abastecer o Sul, o Sudeste e parte do Centro-Oeste de nosso país, nós estamos solidários à Federação, à República, mas da mesma forma queremos essa solidariedade invertida para que Minas Gerais tenha a proteção e as condições para proteger, e proteger bem, esses mananciais de água riquíssimos que fazem daqui, de fato, uma terra diferenciada, não só nossa porque não somos egoístas, mas de todos os brasileiros”, afirmou Anastasia.

Gestão dos Recursos Hídricos em Minas avança com planejamento

A preservação dos recursos hídricos, com o objetivo de garantir um meio ambiente sustentável e a qualidade de vida dos cidadãos mineiros, é uma das prioridades do Governo do Estado. Minas Gerais é considerada a caixa d´água do Brasil, por possuir 8,3% de rios e lagos naturais e artificiais e 17 bacias hidrográficas federais, que banham quase 67% do território mineiro e mais de 10 mil cursos d’água.

Para garantir o uso sustentável dos recursos hídricos em Minas, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) investiu na elaboração de planos, cadastro de usuários, ampliação da rede de monitoramento da qualidade das águas e na promoção da participação da sociedade na gestão das águas. Todas as ações são metas do Projeto Estruturador do Governo de Minas ‘Consolidação da Gestão de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas’.

Aprovado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH-MG) em 2010, o Plano Estadual é o principal instrumento para orientar a gestão das águas em Minas, e interage com o Plano Nacional de Recursos Hídricos, aprovado em 2006 e com os Planos Diretores de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do Estado. A elaboração do Plano dividiu-se em duas etapas: a primeira, concluída em 2006, apresentou um diagnóstico da situação das águas no Estado, com um panorama da implementação da gestão de recursos hídricos em Minas Gerais. A segunda etapa de elaboração do Plano começou em 2008 e teve um investimento de cerca de R$ 3 milhões. O Plano indica novos critérios para a emissão de outorgas para o uso da água, programas de melhoria da quantidade e da qualidade das águas nos rios mineiros, ações para manejo do solo e de vegetação que são essenciais para a conservação dos recursos hídricos.

Além do Plano Estadual, 19 planos de bacias hidrográficas já foram concluídos. Estes planos são estratégicos para o planejamento e o controle adequado do uso da água no Estado e para subsidiar a tomada de decisões do governo e dos gestores locais no âmbito de cada bacia, incluindo o enquadramento dos cursos d’água, iniciativa inadiável para assegurar a total integração das políticas de meio ambiente e gerenciamento dos recursos hídricos.

Ao mesmo tempo, o Estado já criou 36 comitês de bacia hidrográfica (CBHs). São órgãos normativos e deliberativos que têm por finalidade promover o gerenciamento de recursos hídricos nas suas respectivas bacias hidrográficas. Os esforços realizados pelo governo de Minas, no período 2003-2010, colocaram o Estado no patamar mais avançado de gestão de recursos hídricos do país, incluindo a adoção de medidas que asseguram o financiamento de todos os Comitês e seu pleno funcionamento.”

Fonte: Ascom CBH Pará + Agência Minas