Representantes de instituições públicas e CBHs se reuniram para discutir a criação de Fórum sobre a Gestão das Águas no Semiárido Mineiro

15/12/2009 - 12:05

Representantes de diferentes instituições públicas e comitês de bacias hidrográficas do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha se reuniram no dia 04/12, em Montes Claros, para discutir a criação do Fórum de Debates sobre a Gestão das Águas no Semiárido Mineiro – Águas do Sertão. O grupo será formatado em fevereiro de 2010 e composto por membros dos comitês de bacias locais, além de representantes de instituições públicas e entidades civis que atuam no planejamento do desenvolvimento sustentável na região.

“A proposta é criar um grupo que fomente a mobilização e a articulação regional visando à troca de experiência e o fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica do semiárido mineiro”, explicou o gerente do escritório regional do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Rafael Sá.

O grupo, que se reunirá a partir do primeiro semestre de 2010, já tem desafios. “O Fórum deverá priorizar a discussão sobre as principais dificuldades enfrentadas hoje pelos gestores da região, como a gestão dos reservatórios e rios intermitentes, a gestão das águas subterrâneas, o uso indevido da água, o desconhecimento da disponibilidade hídrica e a falta de sensibilização a respeito da necessidade de preservação desse recurso”, pontuou Rafael Sá.

Para o gerente, o Fórum vai incentivar a integração dos comitês de bacia da região. “Essa ação será fundamental para a socialização dos projetos existentes em diferentes bacias e instituições no âmbito da gestão das águas”, complementou. Para Rafael Sá, é fundamental para o crescimento sustentável do semiárido que todo o conhecimento técnico e científico disponíveis nas instituições públicas, de ensino e pesquisa da região complemente o esforço que é desprendido na mobilização da sociedade.

A conselheira do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Médio Sá Francisco, Alda Maria de Souza, também afirma que o Fórum irá auxiliar na solução dos problemas locais. “A nossa expectativa é que este grupo, por meio de debates e discussões, atuem de forma estratégica no planejamento da gestão das águas de nossa região, contribuindo, assim, para a auto sustentabilidade regional”, destacou.

Fonte: Ascom/ Sisema