Seminário discute pagamento por serviços ambientais em BH

04/11/2009 - 13:33

Com o objetivo de expor experiências e debater sobre a questão do pagamento por serviços ambientais, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) em parceria com a Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (AMDA) promove, no período de 04 a 06 de novembro, no Auditório do CREA, em Belo Horizonte, o Seminário sobre Pagamento por Serviços Ambientais.

A abertura do seminário, na quarta (04/11), terá a participação do apresentador do programa Globo Rural, Nélson Araújo. Ele comentará sobre as experiências que o programa tem registrado sobre o uso sustentável dos recursos naturais em propriedades rurais.

Na manhã de quinta, o seminário terá apresentações de representantes da Agência Nacional das Águas (ANA) e da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroextrativistas Grande Sertão. À tarde, o coordenador do Projeto de Proteção da Mata Atlântica (Promata/MG), Eduardo Grossi, apresentará a experiência da cooperação Brasil-Alemanha no pagamento a produtores rurais que preservam a natureza. 

A iniciativa inspirou o projeto Bolsa Verde, recentemente transformado em Lei Estadual e que será detalhado pelo diretor de Conservação e Desenvolvimento Florestal do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Luis Carlos Cardoso Vale. Outro projeto que será apresentado pelo IEF é o Pandeiros, no Norte de Minas, região que em menos de cinco anos deixou o topo da lista das regiões com maiores índices de desmatamento do Estado. Atualmente o Projeto Pandeiros apóia cerca de 200 famílias de 26 comunidades da região e incentiva a criação de carneiros e ovelhas, produção de mel, extrativismo dos frutos do cerrado, aproveitamento sustentável da palmeira babaçu e agricultura familiar, além de incentivar a organização comunitária e o cooperativismo. O Projeto Pandeiros é uma iniciativa pioneira do IEF e foi iniciado em 2004 com o objetivo de criar alternativas de renda para comunidades dos municípios de Bonito de Minas, Januária e Cônego Marinho, que tradicionalmente viviam da produção do carvão de vegetação nativa.

Na sexta, a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Cleide Isabel Pedrosa, destacará as experiências com a cobrança pelo uso da água que começa a ser implementada até o fim do ano em Minas Gerais. À tarde, os participantes conhecerão experiências locais com o pagamento por serviços ambientais que foram desenvolvidas nos municípios de Extrema, no Sul, e Montes Claros, no Norte de Minas. O Projeto Ecocrédito, desenvolvido em Montes Claros, inspirou um Projeto de Lei Estadual que está em discussão na Assembléia Legislativa e será detalhado pelo deputado Paulo Guedes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (31) 3210-5061.

Fonte: Ascom/ Sisema

em Ter, 03 de Novembro de 2009 15:26