Visita técnica para projeto hidroambiental na Sub-bacia do Rio das Fêmeas, município de São Desidério

11/12/2012 - 18:53

Uma visita técnica em cumprimento ao Ato Convocatório nº 025/2012, da Associação Executiva de Apoio a Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo – Agência Peixe Vivo, agência que exerce as funções executivas do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, teve como objetivo a Contratação das obras e Serviços para Recuperação Hidroambiental na Bacia do Rio Grande – Sub Bacia do Rio das Fêmeas no município de São Desidério, marcou a manhã da terça-feira, 04. Uma equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e o assessor técnico da Agência de Bacia Peixe Vivo, Thiago Campos acompanharam representantes das empresas que pretendem concorrer à licitação que pleiteará as obras de revitalização da Sub Bacia.

A partir da visita, as empresas terão mais fundamentações para elaborar as propostas de recuperação hidroambiental que serão apresentadas até o dia 19 próximo às 14 horas, no Escritório Regional da Agência Peixe Vivo, situada na Rua Professor Guiomar Porto, nº 209, salas 103 e 106, Centro, Barreiras, e abertura das mesmas, que ocorrerá no mesmo dia ás 16h30 no mesmo endereço. As empresas participantes receberão um certificado de visita do local da obra, os quais deverão ser obrigatoriamente relacionados na documentação de qualificação técnica do envelope.

O projeto “Contratação das obras e serviços para recuperação hidroambiental na Bacia do Rio Grande – Sub-Bacia do Rio das Fêmeas” foi apresentado pela Agência Peixe Vivo, órgão do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco. Entre as intervenções, o projeto propõe a conservação e recuperação de áreas degradadas com terraceamento das áreas e construção de paliçadas; adequação de estradas rurais com lombadas e barraquinhas, serviços de fotografia e de mobilização social.  

“É um projeto do CBHSF contemplado pelo município que demonstrou interesse e conseguiu recursos para execução. São Desidério saiu vencedor do processo de escolha. Esperamos que seja um projeto que tenha continuidade das ações e apoio dos empresários e moradores para que consequentemente tenhamos melhoria dos cursos d’água”, afirmou Thiago. Segundo o Secretário de Meio Ambiente Demósthenes Júnior, “o município de São Desidério ainda pleiteia outros projeto pelo o Comitê. A exemplo Projeto de Proteção do Rio São Desidério, seus afluentes e nascentes poderão ser financiados pelos recursos da cobrança pelo uso da água”.

Ascom São Desidério
Fotos: Secretaria de Meio Ambiente