Agência Peixe Vivo vira Carranca para defender o Velho Chico

03/06/2016 - 17:00

Em comemoração ao Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, nesta sexta-feira 3 de junho, a equipe da Agência Peixe Vivo aderiu à campanha do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e vestiu a camisa “Eu Viro Carranca pra Defender o Velho Chico”. 

Este é o terceiro ano da campanha, que clama por uma revitalização efetiva do conhecido rio da integração nacional, após contínuos processos de degradação ambiental, especialmente com a ausência de saneamento básico em mais de 70% dos municípios são-franciscanos. Ao todo, são 507 municípios espalhados por Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além do Distrito Federal. 

Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco 

No dia 3 de junho é comemorado o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco. Aconteceu hoje  uma barqueata nas águas são franciscanas de Juazeiro (Ba) e Petrolina (PE). Os participantes puderam ver de perto a situação geral de degradação, como o baixo nível das águas, assoreamento, diminuição das matas ciliares e presença de esgoto, que é jogado diretamente no rio, com sérios danos à população da bacia. Também haverá um ato simbólico de devolução de águas ao rio e um repeixamento (entrega de alevinos nas águas do Velho Chico). 

Além da barqueata, integra a campanha a realização do I Simpósio da Bacia do Rio São Francisco, entre os dias 05 e 09 de junho, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), reunindo pesquisadores de todo o país, além de nomes internacionais que se dedicam aos estudos sobre o “rio da integração nacional”. 

O I SBHSF terá como objetivo a ampliação do conhecimento científico em torno do rio e sua bacia. Realizado pelo Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia do São Francisco, juntamente com o CBHSF, o evento ocupará as dependências da Univasf, campi Juazeiro e Petrolina. A programação congregará cinco eixos temáticos: governança, qualidade da água, quantidade da água, recuperação ambiental e dimensão social. As inscrições podem ser realizadas no endereço www.sbhsf.com.br.