Agência delegatária dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e Rio das Velhas participa de evento internacional

15/03/2016 - 19:10

De 7 a 9 de março, o diretor técnico da agência delegatária, Agência Peixe Vivo, Alberto Simon, participou, em Berlim, na Alemanha, da Conferência sobre o Gerenciamento Sustentável do Solo. No evento, foram apresentados os projetos financiados pelo Governo da Alemanha, por meio do Ministério de Educação e Pesquisa. Simon foi convidado por causa de sua efetiva colaboração ao projeto Innovate, que buscou o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) para a realização de uma pesquisa sobre gestão das águas no âmbito da bacia do rio São Francisco.

“O evento em Berlim foi muito rico no sentido da troca de informações e experiências, sobretudo quanto aos modelos de governanças dos recursos hídricos”, avaliou Simon, lembrando que são diversos os projetos financiados pela Alemanha nesta área em países como Rússia, Vietnam, China e Filipinas.

Fruto de cooperação científica interdisciplinar entre o Brasil e a Alemanha, o Innovate analisou o uso dos reservatórios da bacia do Velho Chico, chegando à conclusão de que as alterações no regime de operações de vazões desses reservatórios afetam as condições ecológicas da bacia. Para o diretor da AGB, a pesquisa desenvolvida pelo Innovate é interessante e será levada em consideração na atualização do Plano de Bacia do Velho Chico, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2016.

 

 

 

Publicado em 15 de março.