CBH Afluentes do Alto São Francisco aprova adesão à Agência Peixe Vivo como sua Agência de Bacia.

06/01/2010 - 20:26

A Associação Executiva de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas – Agência Peixe Vivo, foi escolhida para exercer as funções de Agência de Bacia de mais um comitê no Rio São Francisco, o Comitê de Bacias Hidrográficas dos Afluentes Mineiros do Alto São Francisco, CBH SF1.  A adesão foi aprovada por unanimidade pelos membros do comitê durante reunião realizada em 04 de dezembro de 2009 na cidade de Lagoa da Prata. A próxima etapa será a aprovação da adesão no Conselho Estadual de Recursos Hídricos, o CERH.

Além do CBH SF1, a Agência Peixe Vivo já atua como Agência na Bacia do rio das Velhas – CBH SF5, do rio Pará – CBH SF2 e do Entorno da Represa de Três Marias – CBH SF4.

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco CBH SF1 (veja mapa do IGAM) foi criado e instalado segundo a Lei Estadual nº 13.199, de 29/01/1999 e decreto nº 43.711 de 08/05/2004. A adesão a Agência Peixe Vivo como Agência de Bacia do CBH SF1 vai trazer uma maior potencialidade de recursos humanos e técnicos, além de auxiliar na implementação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos e na gestão dos projetos deliberados pelo comitê.

Segundo Lessandro Gabriel da Costa, Presidente do CBH SF1, a projeção de arrecadação com a cobrança pelo uso dos recursos hídricos na bacia não dá condições para manter uma Agência própria, por isso é importante contar com uma entidade já estabelecida. “Acreditamos que a AGÊNCIA PEIXE VIVO é estruturada para gerenciar os recursos arrecadados na bacia”, conclui.

O projeto para elaboração do Plano Diretor de Recursos Hídricos do CBH SF1 está em fase de análise junto ao FHIDRO e o processo de Cadastramento de Usuários na região já foi iniciado.

Para a Diretora Geral da Agência Peixe Vivo, Ana Cristina da Silveira, a adesão reforça a integração dos comitês da Bacia do São Francisco, possibilitando a troca de experiências para uma melhor gestão dos recursos hídricos.

Fonte: Comunicacão Agência Peixe Vivo