CBH Pará e Três Marias se equiparam à Peixe Vivo

Ana Cristina, Regina Grecco, Ricardo Castilho e Silvia Freedman
26/08/2009 - 0:00

“O dia 19 de agosto é um dia histórico para os recursos Hídricos do Estado de Minas Gerais”. Esse foi o comentário de Ricardo Castilho, Presidente do Conselho de Administração da Agência de Gestão de Bacia Peixe Vivo, sobre a confirmação da equiparação de mais dois Comitês de Bacia Hidrográfica às atividades da entidade. A decisão foi deliberada no dia 19 de agosto durante reunião ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, o CERH. Com a decisão, a Agência Peixe Vivo passa a ser oficialmente a agência de apoio à gestão dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Pará (CBH Pará) e do Entorno da Represa de Três Marias (CBH-SF4), além do CBH Velhas.

Segundo Silvia Friedman, Presidente do Cômite da Bacia do Entorno da Represa de três Marias, a adesão vai trazer uma maior potencialidade de recursos humanos, de recursos técnicos e de equipamentos para utilização dos comitês. “Estamos aqui hoje comemorando um avanço importante na instrumentalizacão do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Aderir à Agência Peixe Vivo faz com que nós possamos estar mais próximos de um futuro melhor não só para o Entorno da Represa de Três Marias, mas para a Bacia do Rio São Francisco como um todo”.

Durante a reunião do CERH, Rogério Sepúlveda, Presidente do CBH Velhas, lembrou que o processo de integração que está ocorrendo é muito importante e deve ser ampliado ainda mais, inclusive com a adesão de outros comitês. “A idéia de ampliar essa integração não é criar uma centralização total, mas que se tenha uma unidade para pensar a Bacia do São Francisco. Nesse ponto, a Agência e a união dos Comitês são fundamentais. Ela vai promover integração técnica, de mobilização e de preceitos de normatização, por exemplo. Vai ser um importante elemento aglutinador.”

Assista aos depoimentos de Rogério Sepúlveda, Ricardo Castilho e Silvia Freedman durante a Reunião ordinária do CERH do dia 19 de agosto.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação AGÊNCIA PEIXE VIVO