Comitê da Bacia do Rio das Velhas realiza II Encontro de Subcomitês

30/01/2012 - 12:27

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas realiza, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2012, o II Encontro de Subcomitês. Coordenadores e membros dos 14 Subcomitês vinculados ao CBH Velhas irão se reunir com técnicos, membros das câmaras técnicas, equipe da Agência Agência Peixe Vivo, além de outros convidados e participantes. Na pauta do encontro estão apresentações, mesas redondas, debates, grupos de trabalho, atividades culturais e outras, todas com o objetivo de avaliar as ações realizadas pelo Comitê e os Subcomitês, além de planejar as ações para 2012. O encontro será realizado no distrito de Santa Bárbara, Município de Augusto de Lima, bacia do Rio Curimataí.

Gestão participativa

A gestão participativa das águas através dos subcomitês é uma proposta que vem sendo colocada em prática no Comitê do Rio das Velhas desde a sua formação e teve origem nos Núcleos do Projeto Manuelzão. Os subcomitês são criados a partir da demanda e da articulação das próprias comunidades e têm o apoio do Comitê para a sua efetivação e atuação. Rodrigo Lemos, membro da equipe de Mobilização do CBH Velhas, coloca que “um subcomitê é um espaço articulado pela sociedade civil que foi institucionalizado, não um espaço institucional com atuação comunitária.” Atualmente, estão em atividade vinculada ao CBH Rio das Velhas, 14 Subcomitês de Bacia Hidrográfica, os SCBH. Saiba mais sobre os subcomitês no site do CBH Velhas.

Subcomitês do Rio das Velhas em atividade

O encontro acontece em um momento importante na Bacia, pois no segundo semestre de 2011 os primeiros projetos elaborados pelos subcomitês começaram a ser executados utilizando os recursos da cobrança pelo uso da água. No início deste ano, novos projetos dos subcomitês também estão sendo finalizados para que a Agência Peixe Vivo realize as licitações e contrate as empresas para executá-los – conheça os primeiros projetos dos subcomitês do Rio das Velhas que estão sendo financiados com recursos da Cobranca pelo uso da água. Além disso, comprovando o grande momento, um artigo apresentando esse modelo de gestão descentralizada por Subcomitês utilizado pelo CBH Velhas será apresentado em março na França, durante o 6º Fórum Mundial das Águas.

Confira o convite com a pauta do II Encontro de Subcomitês da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas: