Mais uma rodada de discussões e decisões do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas

12/04/2012 - 19:18

O Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas – FMCBH, se reuniu nos dias 9 e 10 de abril, em Belo Horizonte, para mais uma rodada de discussões e definições sobre o papel e a participação dos Comitês na política estadual de gestão de recursos hídricos em Minas Gerais. Dos 36 Comitês de Bacia instituídos no Estado, mais de 20 estiveram representados nos dois dias de reunião. Também participaram representantes e diretores do IGAM, da SEMAD e o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Adriano Magalhães.

As questões envolvendo o repasse da verba de 7,5% do Fhidro aos comitês, os critérios para aprovação dos projetos para o financiamento pelo Fundo, entre outros assuntos, foram destaque na reunião. O Coordenador do FMCBH, Hideraldo Buch, comentou que desde a última reunião do Fórum em dezembro de 2011, quando o tema foi bastante discutido, houve avanços. Segundo ele, alguns Comitês receberam o repasse do Fhidro, houve diálogo entre o Estado e a Coordenação do Fórum, mas ainda persistiram alguns questionamentos. Confira a entrevista com Hideraldo Buch.

No segundo dia de reunião, outros assuntos entraram em pauta, como a apresentação de Breno Lasmar, Superintendente de Fiscalização Ambiental Integrada da SEMAD, que falou sobre o Planejamento de Fiscalização Ambiental do Estado para 2012. Segundo Breno, o Planejamento para 2012 foi desenvolvido de maneira estratégica, com foco nos principais problemas e com o objetivo de melhorar a eficiência da fiscalização. Faça o download da apresentação e ouça a entrevista com Breno Lasmar:

Breno Lasmar – Semad – Planejamento de Fiscalização Ambiental 2012 by Agência Peixe Vivo

A Assessoria de Comunicação da “Gerência de Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas” também participou da reunião do FMCBH, com a apresentação da Assessora Caroline Correia. Um “Manual de Normas e Procedimentos para Solicitação de Serviços à ASCOM/SISEMA” foi distribuído aos participantes. Além disso, foi apresentado o novo “Portal dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais”, que foi totalmente reformulado e pode ser acessado no endereço http://comites.igam.mg.gov.br/. Faça o download da apresentação.

Como último item de pauta, o Secretário Adriano Magalhães apresentou um panorama da Gestão Ambiental no Estado de Minas Gerais em 2011 e o planejamento para 2012, com foco nas ações para os recursos hídricos. Ao final da apresentação, os membros do Fórum puderam se manifestar e ouvir o posicionamento do Secretário a respeito das diversas questões levantadas durante os dois dias de reunião. Confira on-line a apresentação do Secretário ou faça o download do PDF.


Confira mais fotos da XXI Reunião do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas: