Reunião Ordinária do CBH Entorno da Represa de Três Marias

29/09/2010 - 14:50

No dia 27/08, aconteceu em Três Marias, no Centro de Educação Permanente Engenheiro Mário Bhering, a reunião ordinária de eleição para o mandato 2010/2013 do CBH-SF4 – Comitê de Bacia Hidrográfica do Entorno da Represa de Três Marias. Temas importantes foram abordados na reunião, como: o Plano Diretor de Recursos Hídricos do Comitê; a Eleição no CBH São Francisco; a Capacitação das Câmaras do CBH-SF4; a Gestão Administrativa da Agência Peixe Vivo em parceria com o Instituto Opará; o Histórico da gestão de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Entorno da Represa de Três Marias e alguns apontamentos sobre o processo eleitoral do Comitê.

A reunião contou com a presença de representantes da Sociedade Civil, Poder Público e Usuários de Recursos Hídricos, como empresas e outros segmentos. O amadurecimento e a representatividade do CBH-SF4 foi destacada por vários membros da plenária.  “Estamos aqui para compor o novo grupo que ficará na próxima gestão. A eleição deve acontecer no mês de novembro e espero que os que estão chegando venham com mais vontade do que os que estão saindo” lembra Wilson José da Silva, Vice-presidente do CBH-SF4. Wilson também ressalta a evolução do comitê, para ele o CBH-SF4 é uma das unidades de planejamento que mais avançaram na gestão de recursos hídricos no Estado, conquistando boa representatividade no âmbito do comitê federal.  “Que a gente continue como um grupo forte, coeso, unido e sempre buscando resultados, traçando metas para que a gente possa consolidar a nossa gestão de recursos hídricos nesta bacia”, comenta.

Valdete de Souza, Coordenadora do IGAM, também elogiou a participação dos membros do CBH-SF4. “É importante ressaltar o quanto este comitê amadureceu, isso mostra uma evolução na gestão descentralizada e participativa”.  Sobre a cobrança do uso da água, a Coordenadora do IGAM explicou que vai depender do tempo de implantação de cada bacia.  “A discussão sobre a cobrança já avançou muito em algumas bacias e a definição de datas fica a critério de cada comitê”.

A Presidente do CBHSF4, Sílvia Freedman, relembrou os cuidados do comitê com a questão dos recursos hídricos. “Este parlamento cuida da água, cuida da vida, e isso significa proteger nossos mananciais, ter água em quantidade e qualidade para ser captada e levada até nossas casas, revitalizar alguns rios e córregos que se encontram degradados”, alerta. Para Sílvia os novos membros do comitê que vão compor a gestão 2010/2013 têm o desafio de conseguir que os afluentes do Rio São Francisco nesta bacia, sejam revitalizados para nos trazer vida e não doenças. Sílvia defendeu a integração entre os diversos setores que compõe o comitê. “Temos que equilibrar o desenvolvimento econômico com o uso de nossos recursos naturais e nos desenvolvermos de forma pautada na ética, responsabilidade e sustentabilidade”, ressalta.

Imagem da Represa de Três Marias: www.comlago.org.br