CERH-MG aprova Agência Peixe Vivo como entidade delegatária do CBH do Rio Paraopeba

02/04/2024 - 9:42

Fundamental para o fortalecimento da gestão sustentável dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Paraopeba, o Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais (CERH-MG) aprovou na 139ª Reunião Ordinária, realizada virtualmente na última quarta-feira (27/03), a Deliberação que confere à Agência Peixe Vivo a função de entidade delegatária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (CBH do Rio Paraopeba). Com a decisão e, após a assinatura de um Contrato de Gestão, a Agência estará habilitada para iniciar os trabalhos de gestão, execução e monitoramento de ações de preservação e recuperação dos recursos hídricos e ambientais em todo o território da bacia.

A Agência Peixe Vivo, reconhecida por sua expertise e comprometimento com a gestão sustentável dos recursos hídricos, assume agora um papel estratégico na região. A delegação concedida pelo CERH-MG confere à Peixe Vivo autoridade e responsabilidade na implementação das medidas aprovadas no âmbito do CBH do Rio Paraopeba para envolver e sensibilizar usuários da bacia e sociedade, bem como para elaborar projetos hidroambientais que visem garantir a quantidade e qualidade da água na bacia.

Ao comentar a Deliberação do CERH-MG, a diretora geral da Agência Peixe Vivo, Elba Alves, destacou a importância da medida: “Estamos honrados em ser designados como entidade delegatária do CBH do Rio Paraopeba. Esta decisão reforça nosso compromisso com a gestão sustentável dos recursos hídricos e nos impulsiona a trabalhar ainda mais pela preservação e recuperação ambiental da região e dos recursos hídricos em nosso estado. Parabenizo o CBH do Rio Paraopeba, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e o CERH-MG por este passo importante e pela implementação da Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos em todo o estado”.

A aprovação, além de fortalecer a atuação da Agência Peixe Vivo, representa um passo significativo na busca por soluções técnicas e efetivas para os desafios enfrentados pelo rio e pela população da bacia. A recuperação dos recursos hídricos é fundamental não apenas para a recuperação ecológica e ambiental, mas também para garantir o bem-estar e a segurança das comunidades que dependem desses recursos para sua subsistência.

Com a aprovação da Deliberação pelo CERH-MG, inicia-se um novo capítulo na história da gestão dos recursos hídricos na região, onde a colaboração entre Comitê e Agência Peixe Vivo, juntamente com entidades públicas e privadas e sociedade civil, será essencial para o desenvolvimento sustentável da bacia hidrográfica do rio Paraopeba.

Raio-X – Bacia do rio Paraopeba

A bacia hidrográfica do rio Paraopeba, em Minas Gerais, possui cerca de 13.643 km². Está localizada na região central do de Minas Gerais e abrange 48 cidades, incluindo a capital, Belo Horizonte. Segundo dados do IBGE, cerca de 1,3 milhões de pessoas habitam o território.

O rio Paraopeba possui aproximadamente 510 quilômetros de extensão. Ele nasce na Serra da Mantiqueira, entre os municípios de Cristiano Otoni e Ouro Preto, e sua foz está localizada no Lago de Três Marias, trecho do rio São Francisco, na região de Felixlândia.

A água da bacia tem potencial de utilização para diversas finalidades como abastecimento público, produção de alimentos e bebidas, indústria e geração de energia elétrica. Atualmente, a bacia enfrenta desafios relacionados à degradação ambiental, resultado de atividades minerárias, poluição por resíduos industriais, esgoto doméstico e atividades agrícolas.

Texto: Daniel Brito / Assessoria APV
Foto: Luiz Felipe