Participantes da 37ª reunião Ordinária do Conselho de Administração
Os membros do Conselho de Administração e os associados da Agência Peixe Vivo (APV) se reuniram no dia 24 de março por videoconferência, para a realização da 37ª reunião Ordinária do Conselho de Administração e para a 15ª Assembleia Geral, em dois momentos distintos, onde analisaram a prestação de contas do Contrato de Gestão IGAM Nº 003/2017, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, e do Contrato de Gestão Nº 001/2016, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pará, para o exercício de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2021.
Em ambas as oportunidades, a gerente de Administração e Finanças da APV, Berenice Coutinho, apresentou o Relatório Gerencial das Demonstrações Financeiras aos conselheiros e associados, os balancetes contábeis e o balanço patrimonial, bem como falou sobre o Planejamento Orçamentário do Custeio da Agência Peixe Vivo para o exercício de 2022.
“Nós tivemos uma boa execução dos 92,5% previstos para o custeio das ações realizadas na ponta para as ações do CBH Rio das Velhas. Hoje, a maioria dos municípios da Bacia do Rio das Velhas já possuem o Plano Municipal de Saneamento Básico financiado pelo próprio Comitê. Ao longo do ano, foram investidos cerca de R$ 8 milhões em atividades finalísticas. Somando com o custeio, foram quase R$ 9 milhões desembolsados. Para os próximos anos, seguiremos trabalhando com propostas que irão continuar trazendo resultados positivos para a bacia”, afirmou Célia Froés, diretora geral da Agência Peixe Vivo.
“Com relação ao CBH Rio Pará, terminamos o ano de 2021 com tranquilidade em relação a custeio, graças ao trabalho de gestão que temos realizado. Assim, conseguimos entrar em 2022 com um saldo que já nos permite a continuidade e desenvolvimento das ações para todo o ano”, afirmou Berenice.
Já com relação ao Planejamento Orçamentário do Custeio da Agência Peixe Vivo para o ano de 2022, “todo o nosso planejamento de custeio é feito baseado na previsão de arrecadação informada pelos órgãos gestores, tanto pela Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA), quanto pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). Para construir o planejamento, é preciso fazer toda a consolidação financeira do ano anterior para fazer a previsão do ano subsequente. E, ao longo do ano, mensalmente avaliamos como está o andamento, o que nos permite fazer remanejamentos, fazendo a gestão dos recursos de maneira a cumprir com o que está planejado”, afirmou Célia.
Ao término da apresentação, o presidente do Conselho de Administração, Nelson Cunha, deu início à votação para a aprovação das contas. Considerando a recomendação prévia do Conselho Fiscal, através dos conselheiros fiscais presentes e do Parecer Nº 16 de 14 de março de 2022 do Conselho Fiscal, as contas foram aprovadas por unanimidade.
As contas referentes aos CBHs dos Rios São Francisco e Verde Grande serão apresentadas entre maio e junho ao Conselho Fiscal.
Participantes da 15ª Assembleia Geral Ordinária
Assessoria de Comunicação – Agência Peixe Vivo
Texto: Daniel Brito