CBH do Entorno da Represa de Três Marias se reuniu em maio para discutir projetos pra 2012

Adair divino - presidente cbhsf4
09/05/2012 - 13:24

Na manhã do dia (03) de maio, os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno do Lago de Três Marias – CBH-SF4 , se reuniram para mais uma reunião extraordinária no auditório da CDL em Três Marias – MG.

Assuntos diversos foram colocados em pauta, discutidos e intermediados pelo presidente do CBH-SF4, Adair Divino da Silva e pela 1ª secretária do Comitê, Silvia Freedman.

O presidente abriu  o encontro reconhecendo o comprometimento dos integrantes do SF4 nas atividades pertinentes ao órgão responsável por 23 municípios situados na bacia hidrográfica do Alto São Francisco. Na oportunidade, informou sobre os trabalhos  de revitalização que serão desenvolvidos na próxima semana para recuperação do Córrego Consciência em Três Marias junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente através do secretário de meio ambiente Roberto Carlos.

Silvia Freedman apresentou informes importantes dos trabalhos que serão desenvolvidos ao longo deste ano, entre eles a execução do Plano Diretor na bacia do SF4. Ela parabenizou os membros da CTOC (Câmara Técnica de Outorga e Cobrança) pela capacitação junto ao IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) nos procedimentos de outorga as quais serão executadas por esta essa câmara.

Em seguida, Silvia informou sobre a aprovação do Conselho Nacional de Recursos Hídricos  em uma nova gestão de avaliação dos comitês de bacias hidrográficas aproveitando a ocasião para sugerir que os membros apresentem sugestões de indicadores de resultados, número de reuniões, projetos aprovados, recursos captados entre outros. Na ocasião, a 1ª secretária falou da sua participação representando o CBH-SF4 no 6º Fórum Mundial das Águas em Marselha, França, ocorrido nos dias 12 a 17 de março. “Essa minha participação é graças ao trabalho que o nosso comitê SF4 vem desenvolvendo através da gestão em prol das nossas águas”, disse.

Ainda na reunião,  Fernando Alan integrante da CTOC, apresentou o projeto aprovado através do CBH-SF com recursos provenientes da cobrança pelo uso da água na bacia do São Francisco em 2011, o qual prevê a construção de bacias de contenção de águas pluviais no município de Pompéu-MG, micro-bacia do ribeirão Canabrava.

reuniao CBH sf4Em seguida, Marco Aurélio, membro da CTPLAN (Câmara Técnica de Planejamento) e representante da Emater de Curvelo, mostrou o projeto já aprovado “Manejo Integrado de Sub-bacias Hidrográficas”, que permitiu que  Três Marias fosse contemplada com a revitalização do Ribeirão Consciência em parceria com a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Ruralminas.

Finalizando o encontro, os membros seguiram para o Centro de Educação Permanente Engenheiro Mário Bhering  no bairro  da Cemig, onde participaram das palestras sobre os resultados obtidos no Desenvolvimento de Índices de Integridade Biótica (IBI), promovido pela Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, por meio do Programa Peixe Vivo em  parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Lavras (Ufla), PUC Minas e Cefet-MG.  O projeto busca desenvolver ferramentas para avaliar a qualidade ambiental e subsidiar a restauração de habitats em áreas de soltura de alevinos nos reservatórios da Cemig.

FONTE: ASCOM CBH SF4 / COMLAGO