CBH Rio das Velhas recebe apresentação do Projeto “História Natural de Peixes de Água Doce – Bacia do Rio São Francisco”

09/11/2012 - 12:19

O projeto “História Natural de Peixes de Água Doce” foi apresentado na sede do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, no dia 08 de novembro, pela equipe de Educação Ambiental do Instituto de Estudos Pró-Cidadania – PRÓ-CITTÁ. O projeto foi patrocinado pelo programa Petrobras Ambiental e desenvolvido em 10 municípios da bacia do rio São Francisco.  Além das oficinas de educação ambiental realizadas para alunos de escolas públicas e pessoas que mantém relação direta com o rio e seus afluentes, o projeto conta com o livro “Teoria e prática nas escolas: Bacia do São Francisco”, acompanhado de vídeos subaquáticos dos peixes do São Francisco em temas como alimentação, ambientes, comportamento, habitat e mergulhos.

A coordenadora de Educação Ambiental do projeto, Maria Teresa Corujo, a Teca, disse que uma das lições aprendidas foi associar a pesquisa, que vai trazer conhecimento científico, e a relação com as comunidades que tenham uma relação próxima com o rio São Francisco. “Foi muito importante ter desenvolvido oficinas envolvendo várias linguagens como teatro e artes plásticas, porque percebemos que isso aproximou o projeto das comunidades e dos alunos. Aprendemos que existem situações muito difíceis com os peixes e com o rio, e isso vem preocupando as pessoas. Ao mesmo tempo vimos que elas estão mais atentas e buscando soluções por causa disso” – assegurou.
 
A educadora acrescentou que conhecer os peixes em seu ambiente e perceber como esse habitat íntegro é fundamental para que permaneçam, foi uma aprendizagem muito rica, porque pela primeira vez tiveram a chance de ver os peixes dentro do Rio São Francisco. Ela avaliou que faltou a possibilidade de deixar com cada pessoa um livro com cd, porque são instrumentos fundamentais para essa multiplicação. “Acreditamos que só quando nós seres humanos conseguimos ver o outro ser vivo como um ser que tem necessidades próprias, um ambiente próprio, vamos começar a ter uma consciência maior de como lidar com o rio e com os peixes para não causar tantos problemas como os que causamos ao planeta terra”.

Confira mais informações no site do projeto: www.peixesdeaguadoce.com.br

Confira mais fotos da apresentação do Projeto na sede do Comitê do Rio das Velhas: